Alex Rocca lança Série Manto durante a SP-Arte

De 29 de março a 2 de abril, o Pavilhão da Bienal, em São Paulo, é tomado por uma explosão de arte e design. Em 2023, a SP-Arte apresenta mais de 5 mil obras e 2 mil artistas brasileiros, incluindo meu amigo e designer têxtil Alex Rocca. O lançamento da série Manto marca a sua […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 março 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

De 29 de março a 2 de abril, o Pavilhão da Bienal, em São Paulo, é tomado por uma explosão de arte e design. Em 2023, a SP-Arte apresenta mais de 5 mil obras e 2 mil artistas brasileiros, incluindo meu amigo e designer têxtil Alex Rocca. O lançamento da série Manto marca a sua terceira participação na mostra. 

A Série Manto é um registro da contínua busca de Alex Rocca pela ancestralidade, identidade e território. A cápsula apresentada no evento traz 9 tapeçarias, repletas de significado. Em suas pesquisas por novas texturas, Alex encontrou no tear milenar um elo com suas origens africanas, onde têxteis sempre tiveram grande importância e significados culturais. 


Para quem não sabe, a tecelagem é o processo de cruzar um grupo de fios, a trama, com um segundo grupo de fios, a urdidura. Presa ao tear, a urdidura é a estrutura usada para segurar os fios, e a trama se move sob e sobre ela. 

Com o apoio da Safira Tecidos, empresa especializada em tecidos e papéis de parede de renomadas marcas internacionais, Alex teve acesso ao acervo de sedas reservado à reciclagem, do qual foram cedidos fragmentos de tecidos, urdumes e fios. Esta matéria-prima tão nobre, que seria descartada, ganha nova vida com a opacidade da lã e os fios de cobre. 


Nesta colaboração, o resíduo é ressignificado em forma de arte, trazendo uma perspectiva sustentável e ativista. Em um processo criativo repleto de sentido e significado como este, o resultado não poderia ser outro: peças únicas e artesanais, verdadeiras obras de arte. “Como um manto que protege e aquece”. 


Fundada em 2005, a SP–Arte é o maior encontro de arte e design do país reunindo galerias, editoras, revistas, museus e instituições. Além das obras expostas no histórico Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, a feira ainda promove o Circuito SP–Arte, com aberturas de exposições, visitas a ateliês de artistas e incursões a coleções privadas e públicas espalhadas por toda cidade. 

SERVIÇO

Data: 29 de março a 2 de abril

Localização: Pavilhão da Bienal. Parque Ibirapuera, portão 3

Horário: Quarta e quinta-feira, das 14 às 20h. Sexta e sábado, 12h às 20h. Domingo, das 11 às 19h. 

Ingresso: R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia-entrada).

Adquira o ingresso no site https://bilheteria.sp-arte.com/home 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 março 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais