De 29 de março a 2 de abril, o Pavilhão da Bienal, em São Paulo, é tomado por uma explosão de arte e design. Em 2023, a SP-Arte apresenta mais de 5 mil obras e 2 mil artistas brasileiros, incluindo meu amigo e designer têxtil Alex Rocca. O lançamento da série Manto marca a sua terceira participação na mostra.
A Série Manto é um registro da contínua busca de Alex Rocca pela ancestralidade, identidade e território. A cápsula apresentada no evento traz 9 tapeçarias, repletas de significado. Em suas pesquisas por novas texturas, Alex encontrou no tear milenar um elo com suas origens africanas, onde têxteis sempre tiveram grande importância e significados culturais.
Para quem não sabe, a tecelagem é o processo de cruzar um grupo de fios, a trama, com um segundo grupo de fios, a urdidura. Presa ao tear, a urdidura é a estrutura usada para segurar os fios, e a trama se move sob e sobre ela.
Com o apoio da Safira Tecidos, empresa especializada em tecidos e papéis de parede de renomadas marcas internacionais, Alex teve acesso ao acervo de sedas reservado à reciclagem, do qual foram cedidos fragmentos de tecidos, urdumes e fios. Esta matéria-prima tão nobre, que seria descartada, ganha nova vida com a opacidade da lã e os fios de cobre.
Nesta colaboração, o resíduo é ressignificado em forma de arte, trazendo uma perspectiva sustentável e ativista. Em um processo criativo repleto de sentido e significado como este, o resultado não poderia ser outro: peças únicas e artesanais, verdadeiras obras de arte. “Como um manto que protege e aquece”.
Fundada em 2005, a SP–Arte é o maior encontro de arte e design do país reunindo galerias, editoras, revistas, museus e instituições. Além das obras expostas no histórico Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, a feira ainda promove o Circuito SP–Arte, com aberturas de exposições, visitas a ateliês de artistas e incursões a coleções privadas e públicas espalhadas por toda cidade.
SERVIÇO
Data: 29 de março a 2 de abril
Localização: Pavilhão da Bienal. Parque Ibirapuera, portão 3
Horário: Quarta e quinta-feira, das 14 às 20h. Sexta e sábado, 12h às 20h. Domingo, das 11 às 19h.
Ingresso: R$ 70 (inteira), R$ 35 (meia-entrada).
Adquira o ingresso no site https://bilheteria.sp-arte.com/home