Os pequenos formatos voltaram com tudo na Expo Revestir 2023. Tendência anunciada já na Cersaie 2022, os azulejos cerâmicos e as pastilhas tiveram destaque nos estandes das principais marcas. E quanto mais artesanal, melhor! Os tons terrosos e os acabamentos naturais estão entre as grandes apostas para revestir paredes internas e externas este ano.
Confira a seguir os 6 pequenos formatos que considerei mais charmosos na feira!
Coleção Maracangalha, Portinari
Sem dúvidas, o lançamento mais comentado da Expo Revestir 2023 foi a Coleção Maracangalha, assinada pelo arquiteto Nildo José para a Portinari. As peças transbordam brasilidade e despertam afeto. O sucesso foi tamanho que rendeu o prêmio de Melhor Porcelanato no Best in Show.
As quatro tonalidades escolhidas para o modelo Maracangalha Decor (9,95 x 9,95 cm) têm aspecto quente, mesmo quando se trata do azul, e carregam a alegria e as nuances presentes nas casinhas do interior da Bahia. Já o Maracangalha Mosaico (29,8 x 29,8 cm) é um ripado telado que traz ritmo às composições, inspirado na cana de açúcar.
CONFIRA: REVESTIR 2023: 25 LANÇAMENTOS E MARCAS QUE SE DESTACARAM NA FEIRA
Olaria, Lepri
Para quem procura uma peça com aspecto artesanal, os pequenos formatos da marca Lepri são uma excelente opção. A nova coleção Olaria tem formato 7 x 7 cm, toque confortável e aplicação versátil. Minha cor favorita é a terracota, com o efeito caloroso da argila.
As peças tem uma variação de tonalidade, tamanho e espessura proposital, que garante um resultado único. Além disso, o produto conta com a tecnologia Bel Point, que facilita o assentamento. Um diferencial é que as peças podem ser usadas em ambientes internos, externos, pisos, paredes e também fachadas.
Pastilhas Ouro, Cerâmica Atlas
O dourado foi levantado como uma das principais tendências para 2023. De olho nisso, a Cerâmica Atlas touxe para a Expo Revestir as pastilhas hexagonais Ouro, com apenas 2,65 cm. A mesma linha, também possui o formato quadrado 2 x 2 cm. Com textura acetinada, o revestimento traz sofisticação, sem pesar demais os ambientes.
CONFIRA: CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO BEST IN SHOW
Paralelle Taipa, Nina Martinelli
O Paralelle Taipa foi um dos meus lançamentos queridinhos deste ano. Com um design que une a inspiração na natureza e nas construções humanas, as linhas paralelas e oblíquas são fáceis de combinar e rendem painéis incríveis.
Os tons terrosos aparecem – mais uma vez – como destaque nas peças de 7 x 42 cm e 14 x 42 cm. O revestimento também foi destaque no Best In Show, do qual participei como jurada, e levou a melhor nas categorias Melhor Peça Especial e Grande Prêmio do Júri.
Coleção Easy, Ceusa
Com o mote de que as possibilidades são infinitas, a Ceusa traz a coleção Easy, com pequenos formatos cerâmicos em 10 x 10 cm, disponíveis em 6 cores lindas. E o melhor: elas se complementam perfeitamente, criando aquele mix and match que amamos. As peças coloridas venceram a categoria Melhores Pastilhas no Best in Show.
NeoTropical Sunset, por Oskar Metsavaht Portobello
A parceria da Portobello com Oskar Metsavaht tem rendido belos frutos. Depois do sucesso da coleção Ipanema, a marca traz a linha Neotropical, com cores inspiradas nas paisagens cariocas. Mais uma vez, o terroso é o destaque na peça Neotropical Sunset, que ganhou o prêmio Design Brasil, na categoria Porcelanato, do Best in Show.