Trazendo uma nova forma de encarar a arte, as exposições imersivas estão dominando os museus. Depois de Monet e Van Gogh, é a vez de Michelangelo. A nova exposição Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina acontece no MIS Experience, em São Paulo, de 25 de janeiro a 30 de abril.
A exposição ocupa mil metros quadrados, dividida em 14 salas expositivas, que proporcionam uma perspectiva nunca antes vista de obras reconhecidas mundialmente. O grande destaque é a reprodução gigante do teto da Capela Sistina. Com a projeção dos mosaicos no piso, é como se fôssemos teletransportados para a Itália.
A título de curiosidade, a Capela Sistina é uma das capelas do Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano, onde está localizada a residência oficial do Papa. Ela fica dentro dos Museus do Vaticano e é considerada uma das maravilhas do Renascimento. O espaço ficou famoso por seus afrescos, em especial, o da abóbada e da parede atrás do altar, ambos pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512 e, depois, entre 1536 e 1541.
Além dos recursos tecnológicos de som e imagem, que promovem uma verdadeira imersão na capela, a experiência traz detalhes de cada um dos afrescos criados pelo artista, espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina. Inclusive, uma réplica da chave da igreja foi trazida diretamente do Vaticano para a mostra.
CONFIRA: EXPO REVESTIR 2023 ANUNCIA NOVO ENDEREÇO E ÁREA DE EXPOSIÇÃO DOBRADA
Quem estiver interessado em outras criações do artista, não ficará decepcionado! Os visitantes também poderão conferir esculturas, desenhos, estudos e projetos de Michelangelo, considerado um dos maiores representantes da arte renascentista. Uma das seções foi dedicada a reproduzir em larga escala o ateliê do artista, com gravuras gigantes das obras, cartas, manuscritos e documentos sobre o processo de desenvolvimento dos afrescos.
As réplicas das esculturas, entre elas, a Madonna de Bruges, foram produzidas em Florença, na Itália. Vale destacar que todos os itens da mostra são homologados pelas instituições italianas que preservam seu legado artístico. A curadoria é de Luiz Cesar Marques Filho.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site ou na bilheteria física.
SERVIÇO
Data: 25 de janeiro a 30 de abril
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h | sábado e feriados, das 10h às 19h
Duração: 65 minutos, aproximadamente
Endereço: R. Cenno Sbrighi, 250 – Água Branca, São Paulo
Preço: ingressos a partir de R$ 15. Crianças até 7 anos, tem entrada gratuita