Coleção Quattro: Elementos da natureza inspiram nova coleção da Saccaro

“Coleção Quattro” aposta em peças de design autoral que valorizam as formas orgânicas, os materiais e o trançado característico da história da marca  A pureza do design natural e das formas orgânicas inspiradas nos elementos da natureza conceituam a nova coleção da Saccaro, empresa que é referência em mobiliário de alto padrão há mais de 75 […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 04 outubro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

“Coleção Quattro” aposta em peças de design autoral que valorizam as formas orgânicas, os materiais e o trançado característico da história da marca 

Coleção Quattro: Elementos da natureza inspiram nova coleção da Saccaro

Foto: Marcelo Nunes

A pureza do design natural e das formas orgânicas inspiradas nos elementos da natureza conceituam a nova coleção da Saccaro, empresa que é referência em mobiliário de alto padrão há mais de 75 anos. Batizada de coleção Quattro, a proposta dos lançamentos é incorporar a arte vinda da natureza em todos os ambientes da casa, aliando o design à funcionalidade.

As novidades para o catálogo indoor 2022 são assinadas pelos designers do Studio Saccaro e também por Vinicius Siega, da nova geração de profissionais parceiros, que apresenta duas linhas de produtos. Além disso, a marca anuncia uma peça especial desenvolvida com exclusividade pelos italianos Davide e Gabriele Adriano.

Já os lançamentos para o catálogo outdoor ficaram a cargo do designer Alain Blatché, parceiro de longa data da Saccaro, que assina a coleção Oásis, com peças que são um convite ao aconchego e ao conforto, transformando espaços comuns em refúgios.

Confira todos os produtos da coleção Quattro:

INDOOR

Isetta por Adriano Design

Um micro carro desenvolvido, em 1950, na Itália e na Alemanha, para suprir a demanda de mobilidade da sociedade no pós-guerra serviu de base para os designers italianos Davide e Gabriele Adriano criarem sua primeira peça exclusiva para a coleção Quattro da Saccaro. Isetta, como ficou mundialmente conhecido o carrinho, que se abria pela frente e revelava um único assento para duas pessoas, é também o nome da peça: um pequeno sofá ou banco que traz as costuras em estilo automotivo.

Coleção Quattro: Elementos da natureza inspiram nova coleção da Saccaro

Outra referência ao carro se dá pela sustentabilidade, já que o modelo foi o primeiro produzido em massa com consumo de combustível em uma chave ecológica. Atentos a essas questões, tanto a Saccaro quanto a Adriano Design escolheram juntos os melhores materiais para criar um produto atemporal e que possa ser transmitido de geração em geração, usando materiais nobres gerados por processos renováveis.

Linea por Studio Saccaro

Pensada para atender ambientes amplos, com dimensional que chega até 4 metros, a mesa Linea é perfeita para receber bem, seja em grandes eventos entre amigos ou em reuniões familiares. Mesmo com suas linhas retas e minimalistas, seu protagonismo se dá pela mistura de materiais – pedra, metal e madeira –, que tornam a mesa única. Sua base em aço é reforçada no topo para suportar o peso do tampo, e faz balanço entre o slim e o bold, em um contraponto simples e ousado.

Coleção Quattro: Elementos da natureza inspiram nova coleção da Saccaro

Lótus por Studio Saccaro

Símbolo budista de pureza, a flor de lótus inspira o design da peça de mesmo nome, assinada pela equipe do Studio Saccaro, que também faz uma referência à posição de Lótus feita pelos praticantes de yoga, uma postura tradicional de meditação, em que a pessoa sentada entrelaça as pernas e pousa as mãos sobre os joelhos. Dessa forma, a poltrona Lótus permite um estado de contemplação do ambiente da casa, com formas arredondadas e dimensionais que abraçam. Além de ser aconchegante, é o ponto de equilíbrio entre o ser e o estar.

CONFIRA: SEMANA DE DESIGN DE MILÃO: CONFIRA OS PRINCIPAIS DESTAQUES BRASILEIROS

Coleção Quattro: Elementos da natureza inspiram nova coleção da Saccaro

Luum por Studio Saccaro

O Templo Luum, localizado na mata nativa de Tulum, no México, faz referência construtiva e dá nome a nova poltrona da Saccaro. Desenhado para ser um espaço acolhedor dentro de uma comunidade residencial, o grande pavilhão, que só pode ser acessado via trilhas, oferece um ambiente tranquilo, envolto pela natureza, perfeito para reflexão e desaceleração do dia a dia. Essa é também a proposta da poltrona Luum que, com suas formas arredondadas e design robusto, permite momentos de tranquilidade e relaxamento dentro do seu habitat. Seu trançado faz alusão às abobadas do templo de bambu envergado, arqueadas que se apoiam umas às outras entrelaçadas por um padrão triangular.

Coleção Quattro: Elementos da natureza inspiram nova coleção da Saccaro

Mudra por Studio Saccaro

Mudras são posições das mãos na meditação e yoga, que auxiliam na canalização de energias, beneficiam a saúde e proporcionam cura. Seguindo este conceito, a linha Mudra, composta por armário, bar e buffet, representa a constante busca por equilíbrio e harmonia. As aplicações circulares representam os ciclos de vida e trazem ao produto uma aura mística e delicada, com uma diversidade de acabamentos, cores e texturas, que permitem criar uma atmosfera elegante.

 Sua base é formada por hastes iguais, porém posicionadas de formas opostas. Uma delas conectada ao solo, ligada à matéria, ao mundo físico, ao trabalho e ao dinheiro, e a outra invertida, representando as coisas imateriais, as ideias, sentimentos e a face espiritual de todas as coisas. Suas composições visam a harmonização dos ambientes, possibilitando conexões com os espaços e com a energia do seu habitat.

Seixo por Studio Saccaro

Elemento importante desde a pré-história para a criação de ferramentas, para a demarcação de trilhas ou para a formação de totens, as pedras são cercadas de simbologia. Na cultura oriental, remetem ao ZEN e à meditação, mas também à impermanência e ao equilíbrio, já que ela se molda de acordo com o tempo. Pensando nisso, a equipe do Studio Saccaro desenvolveu a linha Seixo, propondo uma conexão entre outdoor e indoor através das formas que remetem às pedras desgastadas pela ação da água nos rios e pelas bases em cerâmica, que trazem rusticidade sem abrir mão da elegância. A linha é composta por mesas que funcionam como os seixos e podem ser combinadas para criar diferentes composições.

Arca por Vinicius Siega

Assinada pelo designer Vinicius Siega, a cadeira Arca é uma peça de volumes protagonistas. Seu assento e encosto são deliberadamente marcantes, com proporções amplas e formas arredondadas, que são apoiadas em uma estrutura feita de madeira maciça afinada. Esse contraste traz um respiro à composição, mas sem afastar a conotação tradicional, quase solene, desses produtos.

Ofício por Vinicius Siega

A simplicidade e beleza da linha Ofício, assinada pelo designer Vinicius Siega, se dá pelas formas suaves de seu design. É uma criação orientada por planos e pela conexão entre diferentes elementos. Madeira afinada, madeira plana, metal e estofado são aplicados ao desenho de forma mais casual, comunicando um produto menos rigoroso, mais plural e urbano para os ambientes.

OUTDOOR

Oásis por Alain Blatché

Assim como um “oásis no deserto” tem a importante função de proporcionar descanso e bem-estar aos viajantes no deserto, a Oásis, nova linha outdoor assinada pelo designer Alain Blatché para a Saccaro, traz a simbologia de criar um refúgio em casa, espaços de repouso e de reconexão após as exigências do dia-a-dia, seja no âmbito profissional ou familiar. Com a coleção Quattro, a marca propõe um resgate das energia através de peças aconchegantes e confortáveis, em uma coleção composta por sofá componível, poltrona, mesas laterais e de centro.

Fotos em still: Guilherme Jordani.

 

SACCARO

www.saccaro.com.br

@saccarooficial

 

 

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 04 outubro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais