Considerada a maior feira de revestimentos, a 39ª edição da Cersaie aconteceu na última semana, de 26 a 30 de setembro, em Bolonha, na Itália. Todos os anos, o evento apresenta as novidades do setor de cerâmicas e acabamentos, e é conhecido por levantar as principais tendências do mercado.
Nesta edição, foram 624 expositores distribuídos em 15 pavilhões – ou seja, muito lançamento incrível para ficar babando. Como não consegui estar presente este ano, aproveitei para fazer um compilado dos principais destaques, que devem inspirar as próximas coleções das marcas brasileiras.
Sustentabilidade
Este ano, a feira teve como tema central a sustentabilidade. Sendo assim, vários produtos levantaram a consciência ambiental como parte do processo de criação. É o caso da coleção Pigmenti, desenhada por Ferruccio Laviani para a Lea Ceramiche.
Para evitar desperdícios na produção, as peças são produzidas em diversos tamanhos, dos tijolinhos aos super formatos. Além disso, graças à espessura de 3,5 mm, elas economizam em água, energia, matéria-prima e transporte.
Subway tiles e pequenos formatos
Depois do sucesso das lastras nos últimos anos, os pequenos formatos voltam a ser destaque na Cersaie. Nesta edição, várias marcas apresentaram opções de subway tiles, os azulejos de metrô. Uma delas foi a empresa italiana Quintessenza, com a coleção Fargblock, assinada pela designer sueca especialista em cores Tekla Evelina Severin.
O formato também foi um dos escolhidos pela La Fabbrica para sua estreia nos revestimentos em tamanho reduzido. A coleção Small apresenta 12 cores e superfície brilhante com mais de 100 padrões. É muita opção!
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Estampas botânicas e efeito de papel de parede
Possivelmente, esta foi a maior tendência da Cersaie 2022! Os revestimentos com padrões botânicos, como flores e folhagens, dominaram os stands da feira. Foi o caso desta linda estampa azul e branca da Fapceramiche.
As estampas botânicas aparecem aliadas a uma tendência recente, que começamos a ver em 2021: o efeito de papel de parede. Graças à evolução da impressão digital e aos super formatos, hoje, é possível reproduzir um papel de parede com peças cerâmicas. Esta é uma opção muito mais segura para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas. Na Cersaie, enquanto algumas marcas optaram por cobrir paredes inteiras, outras investiram apenas nos backsplashes ou em faixas decorativas.
Brilhantes e metálicos
Muitas das peças apresentadas, além das cores e estampas, apresentavam algum detalhe brilhante que enriquecia a peça. Foi o caso das lastras da Imola, com veios dourados brilhantes.
Mas, sem dúvida, a vez é dos revestimentos metálicos, como os apresentados pela Ceramic Caesar. Disponíveis em diversas cores, os que fazem mais sucesso são os tradicionais cobre, ouro, bronze e prata. Versáteis, eles podem flutuar de uma decoração elegante à rústica.
Feito à mão
Os revestimentos artesanais continuam em alta e aparecem nas mais diversas formas. A madeira natural foi a inspiração para a coleção Yosemite, da marca Da Vinci Cerámica. Os azulejos feitos à mão lembram tacos rústicos, em quatro variações de cor.
Outro destaque foi a linha de azulejos Poetry House, desenhada pela arquiteta Paola Navone para a ABK. As cerâmicas apresentam traços visíveis e gotas de tinta que a própria artista deixou cair à mão, conferindo a cada peça a aparência artesanal.
Terrazzo
Em 2022, vimos muito o terrazzo, também conhecido como granilite, aplicado em projetos residenciais e comerciais. Trata-se de um revestimento feito a partir de uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água, com pedras de diferentes tamanhos como granito, mármore, quartzo e outros minerais – até vidro.
Se você é fã da tendência, pode ficar tranquilo: ela deve continuar no próximo ano! Em diferentes cores, tamanhos, com fragmentos maiores ou menores, o terrazzo novamente marcou presença na Cersaie e atraiu muitos olhares.
Pedras naturais
As pedras naturais vieram para ficar! Atemporal, ela pode ser aplicada em pisos, paredes, bancadas, divisórias e até no teto. Na Cersaie, pudemos atestar que as imitações em peças cerâmicas e porcelanatos estão cada vez mais realistas.
Vencedora de quatro prêmios Red Dot 2022, a Atlas Concorde trouxe vários lançamentos do seu porcelanato com efeito mármore, Marvel. Entre eles, o Amazonite, inspirado no quartzito verde brasileiro. Além de contar com uma das cores de 2023, a pedra possui veios contrastantes alternados com porções cristalinas, que lembram o fundo do mar.
A marca La Fabbrica também se inspirou no quartzito para criar a coleção Gemstone. As peças possuem veios brancos, pretos, beges e marrons entrelaçados em um fundo translúcido. A gama está disponível em quatro cores (Ocean, Natural, Desert, Grey) e dois acabamentos de superfície.