CASACOR MG: Labirinto Playground fica aberto entre 9 de agosto e 25 de setembro, no Palácio das Mangabeiras
Quem visitar a CASACOR MG, de 9 de agosto a 25 de setembro, poderá vivenciar uma experiência diferenciada e imponente na área comum do Palácio das Mangabeiras. Criado pelo escritório de arquitetura e urbanismo Vazio S/A, o Labirinto Playground propõe caminhos diversos para sentir o ambiente e seu entorno. Entre as atrações, os vários percursos criativos e um divertido trepa-trepa no topo da estrutura, ambos podendo ser acessados por pessoas de todas as idades.
A iniciativa, como explica o arquiteto Carlos M. Teixeira, surgiu a convite da CASACOR MG e dialoga com princípios caros ao Vazio S/A, como o diálogo com a natureza e a valorização dos espaços coletivos. No local disponibilizado, foi pensada uma imersão no objeto criado por eles, que funciona ao mesmo tempo como labirinto e brinquedo trepa-trepa.
“Você pode se perder no labirinto ou, se você for criança ou um adulto despojado e sem pressa, pode simplesmente pegar as várias escadas do local e acessar o trepa-trepa para brincar lá em cima. É um espaço divertido que convida o visitante a aproveitar o espaço e se perder no objeto”, pontua Carlos.
O interesse do escritório pelos playgrounds, inclusive, faz parte de um projeto mais amplo, que inclui a construção de espaços voltados para o lazer em instituições públicas, como em uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), localizada em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde também pretende-se instalar um muro para exercícios de Calistenia.
CONFIRA: LIVRO DE CARLOS M. TEIXEIRA PROPÕE NOVOS OLHARES PARA OS VAZIOS DOS ESPAÇOS URBANOS
“Acho curioso que os arquitetos geralmente não investigam muito o potencial do playground. Não é uma tipologia considerada nobre, mas deveria ser, porque estamos trabalhando com uma estrutura que vai melhorar a condição, por exemplo, de um projeto que ajuda na reinserção dessa pessoa condenada no mercado de trabalho. É uma contribuição positiva da arquitetura para a sociedade. Seria um playground tanto para os recuperandos quanto para seus filhos”, reforça o arquiteto.
O escritório espera investir mais no modelo de playground e replicá-lo em vários outros espaços ao redor do país para além de presídios e escolas públicas. A perspectiva é sempre adaptar o projeto às necessidades do local, entendendo o que é importante para cada comunidade. Para isso, busca parceiros dispostos a apoiar e investir na continuação da ideia.
Livro
Algumas das perspectivas que guiam o trabalho de Carlos M. Teixeira e do Vazio S/A estão presentes no livro “Em obras: história do vazio em Belo Horizonte”, cuja segunda edição, ampliada e revisada, ganha lançamento dia 13 de agosto, às 10h, na Livraria da Rua, na capital mineira. Na obra, ao analisar a relação conflituosa de BH com o não construído, Carlos ajuda a entender como o urbanismo foi se desenvolvendo no Brasil ao longo do século 20 – e como pode ser transformado no futuro.
Entre os objetos de estudo – e de proposta de mudanças futuras – está a Serra do Curral, cujo lado escondido foi em grande parte dilapidado pela mineração. Ele propõe a criação de um espaço público, um parque, para que o local seja ressignificado e ganhe uma função social. Coincidentemente, o Labirinto Playground está localizado em um espaço no sopé desta serra, oferecendo um mirante belíssimo para o paredão natural.
Sobre a Vazio S/A
Aliando prática e pesquisa, urbanismo e design, o escritório Vazio S/A está sediado em Belo Horizonte (Minas Gerais) e na cidade do Porto (Portugal). Fundado oficialmente em 2002, o estúdio trabalha perspectivas inovadoras em relação à arquitetura e ao urbanismo, em diálogo com outros campos, como o das artes, a exemplo de trabalhos de expografia e em diálogo com grupos de teatro e dança.
Sempre ávidos pela experimentação, os profissionais pautam-se pela interdisciplinaridade e o olhar para a valorização de espaços por vezes pouco valorizados ou até mesmo negligenciados (como os vazios urbanos). Entre os prêmios já recebidos pelo escritório está o renomado Architectural Review Emerging Architecture Award e o Prêmio Tomie Ohtake Akzo-Nobel, além da realização de projetos no Brasil, Canadá, Inglaterra, Portugal, e em importantes mostras de arte e arquitetura, como a Bienal de Arquitetura de Veneza e a Bienal de Arte de São Paulo.
Os projetos do escritório podem ser contemplados no site www.vazio.com.br, no Instagram (@vazio_sa), Facebook e YouTube. O e-mail de contato do escritório é o info@vazio.com.br.
SERVIÇO
Labirinto Playground, da Vazio S/A, na CASACOR MG
Visitação: de 9 de agosto a 25 de setembro
Onde: Palácio das Mangabeiras (R. Prof. Djalma Guimarães, 157 – Belo Horizonte)
Mais informações: Instagram.com/casacorminas
Vazio S/A Arquitetura e Urbanismo
Carlos M Teixeira / Daila Coutinho / Frederico Almeida
ct@vazio.com.br / info@vazio.com.br
fone: +55 31 3286.3869 www.vazio.com.br