Em sua primeira semana de exibição, a CASACOR São Paulo 2022 já tem dado o que falar. Não é exagero dizer que essa é uma das edições mais lindas dos últimos tempos! Sediada no Conjunto Nacional, o prédio histórico traz o diferencial urbano que faltava em uma cidade cosmopolita como São Paulo.
São 59 ambientes, entre eles, 30 estúdios e lofts, 7 jardins e ilhas de bem-estar, 5 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex, 7 lojas e operações comerciais, além de 2 ambientes funcionais (bilheteria e lounge) e 2 áreas de exposições artísticas.
A seguir, fiz uma breve seleção de 15 ambientes inspiradores da mostra! Mas se posso dar um conselho, não deixe deconferir pessoalmente. A CASACOR São Paulo 2022 acontece até 11 de setembro, de terça a sábado, das 12h às 22h; e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. Você pode adquirir seu ingresso na bilheteria digital.
Nildo José
O ambiente de 250 m² teve como principal inspiração a obra “Cangaceiro”, do artista plástico brasileiro Candido Portinari. Com ambientes integrados e fluidos, o conceito principal foi a brasilidade. Sob uma iluminação intimista, o piso de todo o espaço confere ao chão um aspecto de terra batida, super alinhado à proposta.
Roberto Migotto
Este refúgio em meio à Casacor São Paulo 2022 traz uma sensação instantânea de calma, com uma paleta de cores sóbria. A escolha de materiais passeia livremente por muitas texturas de revestimentos e divisórias, um estímulo sensorial que faz parte da experiência da visitação.
CONFIRA: CASACOR SÃO PAULO 2022: CONFIRA OS OITO PRINCIPAIS DESTAQUES
Marcelo Salum
Sem medo de ousar, Marcelo Salum reverencia a obra de Attilio Baschera e Gregorio Kramer, designers que na década de 1970 revolucionaram a produção têxtil no Brasil. O mix de estampas é o ponto alto do ambiente, e rende um décor vibrante e colorido.
Wesley Lemos
O arquiteto baiano estreia na mostra paulistana com um estúdio de 37 m², pensado para um jovem casal apaixonado por arte contemporânea, design brasileiro e literatura. A pintura com forma orgânica nas paredes é uma tendência, assim como o tom de laranja escolhido.
Karol Suguikawa
Os jornalistas que atuam na cobertura da CASACOR São Paulo 2022 têm à disposição um lounge de 43 m², criado pela designer Karol Suguikawa. A ambientação do espaço traz um manifesto que reivindica o espaço da mulher trans na arquitetura e no design, incluindo uma estante inspirada no Teatro Oficina.
Catê Poli e João Jadão
Com uma vista de tirar o fôlego, o ambiente de descompressão criado pelos paisagistas Catê Poli e João Jadão é um convite para curtir a natureza dentro do prédio do Conjunto Nacional. Novamente, o laranja aparece como destaque, trazendo vivacidade e aquecendo a arquitetura marcada pelo concreto, vidro, piso frio e plantas.
Barbara Dundes
Inspirada pelo termo hebraico ‘Bereshí’, que pode ser traduzido como “no princípio”, a arquiteta criou um verdadeiro refúgio para o olhar interior. O ambiente de 47 m² foi dividido em duas partes: a primeira, na parte frontal, com cozinha e sala de estar; e uma segunda onde uma caixa de madeira parece emoldurar a arquitetura externa da rampa de acesso.
CONFIRA: 10 AMBIENTES APAIXONANTES DA CASACOR RIO PARA SE INSPIRAR!
Consuelo Jorge
O espaço de 80m² esbanja o talento de Consuelo, além de contar a trajetória da arquiteta na mostra. O grande destaque do ambiente são os 42 telegramas recebidos pela mãe da arquiteta no dia de seu casamento e que ficaram guardados por 68 anos. Com uma paleta de cores neutras em tons mais escuros para criar um ambiente intimista e aconchegante, a mistura de textura é um diferencial: palha natural, linho e a madeira do piso.
Helô Marques
Com inspirações em seu tempo de pandemia na fazenda, o local de 72m² está repleto de plantas e com memórias afetivas. Para a composição do espaço, Helô fez uma curadoria focada no uso de matérias-primas que evidenciam a terra, o mármore bruto nas paredes e a madeira de demolição. A arquiteta conseguiu transformar o simples, em algo sofisticado e inovador.
Intown
O escritório Intown Arquitetura reuniu elementos que propiciem aconchego e tranquilidade, fundamentais em lares temporários. Daí o uso de cores ligadas à natureza, entre tons pastel e terrosos, e de formas orgânicas, a exemplo do painel ripado do quarto. Para criar o clima de casa, as obras de arte são imprescindíveis.
Joe Filho Arquitetos
Os arquitetos Joe Filho e Talitha Cassettari se inspiraram numa viagem a Tulum, no México, para criar um banheiro aconchegante. Revestimentos naturais, peças de toque artesanal e cores neutras remetem à tranquilidade do lugar. Particularmente, adorei o macramê na entrada!
Lucas Takaoka
O nome Embaúba vem de uma árvore nativa brasileira comum em regiões que sofreram desmatamento. Por ter crescimento acelerado, a espécie auxilia todo o bioma e foi a base para o ambiente de Lucas Takaoka. No mobiliário, destacam-se peças assinadas pelo escritório do arquiteto, como a mesa e as cadeiras de jantar, e o pendente.
Todos Arquitetura
O projeto do escritório liderado por Maurício Arruda celebra o reencontro depois de anos tristes e silenciosos. Para criar essa atmosfera, há muitas cores nos ambientes. As mais quentes — como ocre, vinho e terracota — dão vida à área social enquanto a paleta fria está presente no quarto e banheiro. Além disso, painéis de MDF com padrões coloridos e ripados de madeira completam o clima aconchegante.
Ana Weege
Inspirada em Versalhes, a paginação do piso de madeira se assemelha a um quebra-cabeça. Peças desenhadas pela arquiteta, como a mesa de jantar e a cômoda com gavetas revestidas de cerâmica, se unem ao sofá original de Percival Lafer.
Ricardo Abreu
Em parceria com o restaurante MYK, Ricardo Abreu criou o Restaurante 00:00. Através do grande salão branco de 582m², o visitante é convidado a percorrer 41 ilhas e canteiros vegetais entre mesas feitas em porcelanato especialmente para o espaço.