Semana de Design de Milão: confira os principais destaques brasileiros

De volta ao presencial, após consecutivos adiamentos por conta da pandemia, a Semana de Design de Milão acontece de 6 a 12 de junho na metrópole italiana. Considerado o maior evento de design e decoração do mundo, as marcas expositoras trazem instalações impressionantes, além de seus principais lançamentos.  A programação central da Semana de Design […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 08 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

De volta ao presencial, após consecutivos adiamentos por conta da pandemia, a Semana de Design de Milão acontece de 6 a 12 de junho na metrópole italiana. Considerado o maior evento de design e decoração do mundo, as marcas expositoras trazem instalações impressionantes, além de seus principais lançamentos. 

A programação central da Semana de Design de Milão gira em torno do Salão do Móvel de Milão, mas há atrações para todos os segmentos e nichos, incluindo o de revestimentos, louças e mobiliário planejado. A seguir, selecionei os principais destaques brasileiros para quem se interessa pelo assunto! 

 

Influence, da Roca

Protótipo da instalação Influence, assinada pelo Cobalto Studio para a Roca (Foto: Roca / Divulgação)

 

A Roca faz sua estreia no Fuorisalone com uma instalação super especial, a Influence. Projetada pelo escritório catalão Cobalto Studio, ela foi inspirada na nova coleção Ona, uma linha de design global recém-lançada pela marca, que homenageia o Mar Mediterrâneo. 

No espaço, os visitantes poderão capturar as tradições e arquitetura mediterrâneas, através de um pulsar das profundezas do mar. A escultura em larga escala, abrigada na Universidade de Milão, literalmente pulsa conforme o ritmo das ondas, representadas por impulsos de luz dourada, criando uma experiência imersiva e sensorial.

CONFIRA: AGENDA DOS PRINCIPAIS EVENTOS E MOSTRAS DE ARQUITETURA, DESIGN E DECORAÇÃO DE 2022

Para isso, a Influence utiliza o sistema de pesquisa REDEX (Rede de Barcos de Águas Profundas), onde as boias coletam dados das ondas, mapeando o mar. O Cobalto Studio interpreta esses dados, calibrando a luminosidade da instalação para os picos das ondas. A amplitude das flutuações das ondas determina o ritmo da iluminação, banhando o visitante em ondas de luz que transmitem a sensação de estar submerso nas ondas do Mediterrâneo.

 

A Lot of Brasil 

O tapete Kintsugi é uma collab entre as marcas A Lot Of Brasil e São Carlos com o designer Pedro Franco (Foto: Divulgação)

 

Em sua nona participação na Semana de Design de Milão, desde 2013, A Lot of Brasil integra o seleto time de empresas participantes do evento. O designer Pedro Franco expõe suas collabs mais recentes com marcas Arauco, Grano Granitos e Cerâmica Portinari. 

Além dos lançamentos em revestimentos, o designer expõe uma variedade de móveis e tapetes impressionantes no Hall 20 – E06. 

 

Square Round, Ornare 

Coleção Round, por Ricardo Bello Dias (Foto: Ornare / Divulgação)

 

A Ornare, marca brasileira de mobiliário de alto padrão sob medida, apresenta sua nova coleção na Eurocucina, um dos eventos da programação do Salone del Mobile. Batizada Square Round, a coleção mistura harmonicamente formas geométricas – como quadrados e círculos – em traços racionais e minimalistas que aparecem em suas três linhas. 

Na Round, a inspiração está na proporção áurea e traz detalhes sinuosos aos armários, caracterizados por cantos côncavos ou convexos. Além dos móveis de cozinha, closet e banheiro, a linha inclui também um conjunto de peças autônomas voltadas à organização de ambientes.

Coleção Wire, por Patrícia Martinez (Foto: Ornare / Divulgação)

 

A estrutura fina em alumínio caracteriza a linha Wire, com design assinado por Patrícia Martinez, proporcionando leveza ao sistema de armazenamento, que pode ser utilizado em closets, escritórios ou ambientes de estar e jantar. Sua multifunção é potencializada pela gama de acessórios, que permitem que ele assuma as funções de adega, armário, estação de trabalho, entre outras.

Coleção Move, por Vivian Coser (Foto: Ornare / Divulgação)

O dinamismo, por sua vez, é a marca da Move, por Vivian Coser. Nela, ganchos, nichos, prateleiras e gavetas, entre outros itens, podem ser dispostos no painel conforme a necessidade do morador, possibilitando infinitas composições.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 08 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais