Com a chegada do inverno em regiões mais úmidas, muitas pessoas reclamam dos pisos e paredes úmidos. Isso acontece porque essas superfícies estão mais frias do que o ar quente aprisionado dentro de casa, fazendo com que as partículas de água condensem, dando este aspecto suado aos revestimentos.
Além do visual desagradável para o morador, este fenômeno pode causar danos ao revestimento e graves acidentes por escorregamento. Caso a umidade não seja retirada, é possível ainda que leve à formação de mofo e à proliferação de ácaros, que acarretam doenças respiratórias, como asma, rinite e sinusite.
CONFIRA: O QUE É TRANSIÇÃO DE PISO E QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS
Antes de pensar na limpeza, vale a máxima de que “prevenir é melhor do que remediar”. A impermeabilização correta do contrapiso na construção irá evitar que a umidade natural do solo e a temperatura exterior tenham grande impacto sobre a estrutura da casa. O ideal é que a temperatura de pisos e paredes oscile pouco durante todo o ano.
Caso a impermeabilização tenha sido feita, vale verificar se há infiltração, rachaduras ou trincas no piso, que favoreçam o acúmulo de umidade. Se for o caso, existem selantes de silicone no mercado que podem solucionar o problema. Em aberturas mais profundas, talvez seja necessário entrar em contato com uma empresa especializada em vedação.
Com tudo isso em dia, caso o problema persista, simples mudanças na rotina pode ajudar a resolver o problema. Não se esqueça que a maior parte da umidade em sua casa é criada por você, ao tomar banho, cozinhar, lavar roupa ou mesmo respirar. Manter a casa sempre bem ventilada, com janelas abertas, favorece a circulação do ar e evita a condensação das gotículas de água. O uso de ventiladores e desumidificadores também podem ser uma solução interessante.
Na hora da limpeza, a dica é evitar o uso de muita água, até porque nosso problema primário é o excesso da mesma. Use sempre um pano umedecido bem torcido. Uma alternativa é misturar meio copo de álcool na água usada para molhar o pano, o que fará com que a substância evapore rapidamente.