Com a chegada do inverno, passamos a buscar todas as alternativas possíveis para aquecer a casa e torná-la mais aconchegante! Um dos ambientes que mais sofrem com a queda de temperatura são os banheiros. Afinal, ali está concentrada a maioria das nossas atividades que envolvem água, como tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos e o rosto.
Além disso, por se tratar de um ambiente molhado ou molhável, costumamos revesti-los apenas com pisos frios, o que contribui para a sensação gelada ao entrar no cômodo ou sair do box. Confira a seguir algumas estratégias para aquecer o ambiente, durante a obra ou no pós!
Aquecedor para a torneira
O ideal é que as torneiras do banheiro contem com um sistema de aquecimento a gás, assim como o chuveiro, para um aquecimento mais rápido da água. Mas, caso o projeto original não previsse torneiras aquecidas, é possível recorrer ao aquecimento elétrico.
No mercado, há pequenos aquecedores elétricos que podem ser acoplados às torneiras, garantindo água quente para lavar as mãos e o rosto. Para quem procura uma solução mais sustentável e ainda está em fase de obras, o uso de energia fotovoltaica tem crescido muito no país.
CONFIRA: CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE BANHEIRO E LAVABO
Sistema de aquecimento no piso
Nos banheiros, costumamos instalar pisos frios por conta da permeabilidade dos revestimentos. Mas não existe nada pior do que sair do banho e pisar no chão gelado!
Alguns acabamentos, como o natural, não são polidos e trazem uma sensação maior de aconchego, mas não deixam de ser pisos frios. A melhor solução caso seja uma prioridade andar descalço no ambiente é recorrer ao aquecimento elétrico, instalado sob o revestimento. O controle da temperatura pode ser acionado manualmente ou através de um termostato.
Box piso-teto
Além de ser uma tendência nos projetos contemporâneos pela estética minimalista, o box piso-teto garante uma temperatura agradável na área do banho, por funcionar como uma espécie de sauna. Este é um recurso legal para ajudar a aquecer o banheiro, mas não é aconselhável em ambiente onde não há janela dentro do box, o que restringe a circulação de ar.
Aquecedor portátil
Uma aquisição fácil e mais acessível para quebrar o gelo do banheiro e criar coragem para entrar no banho, é investir em um aquecedor portátil. Como, geralmente, tratamos de um ambiente pequeno, o consumo de energia não será absurdo e quebrará o galho.
Toalhas de qualidade
Não existe época melhor para trocar o jogo de toalhas do que no inverno. As peças de maior qualidade absorvem melhor a água do corpo e ajudam a diminuir a sensação de frio pós-banho. É como um abraço em meio a baixas temperaturas!
Os acessórios são uma excelente pedida para aquecer o banheiro, sem se jogar em uma reforma! Além do novo jogo de toalhas, você pode comprar também cestas de fibra natural e dispor as peças em rolinhos. Este recurso funciona bem para quem não tem um gabinete sob a pia!
Tapetes felpudos
Os tapetes felpudos são a cara do inverno! Se preferir um toque mais suave, há modelos feitos de 100% algodão e os de microfibra, ambos com base antiderrapante. Aposte em um modelo antiderrapante para maior segurança e, de preferência, no maior tamanho possível para o seu banheiro. Assim, você diminuirá o contato entre os pés e o piso.
Toalheiro térmico
Nada melhor que sair do chuveiro e se enxugar em uma toalha quentinha, não é mesmo? . O toalheiro térmico, um aparelho elétrico, pode ser instalado em banheiros com pouca ventilação para secar e aquecer as toalhas.
O ideal é ter uma tomada com aterramento e checar se não há problemas com a fiação do imóvel. O toalheiro pode ser instalado na parede, como se fosse um pendurador comum, preso com parafusos fixados na parede. No geral, se ligado o dia inteiro, o consumo de energia será como o de uma lâmpada comum.
Iluminação quente
Nada como uma luz quente para deixar o ambiente mais convidativo! No banheiro, o ideal é trabalhar com duas opções de iluminação: uma mais quente, para os momentos de relaxamento; e outra fria para os hábitos de higiene. Uma opção é adicionar luminárias de chão, de apoio ou luzes pendentes com lâmpadas amarelas.
Velas
O uso de velas também ajuda a aquecer o ambiente, trazendo uma sensação relaxante. Aposte nas aromáticas que, além de perfumarem o espaço, garantem uma atmosfera de spa ao banheiro!