Pinacoteca apresenta maior exposição de Adriana Varejão, com direito à instalação Azulejões

Ainda não tem planos para o fim de semana? Hoje, tenho uma sugestão de programa para toda a família! A Pinacoteca de São Paulo está com uma exposição panorâmica incrível chamada Adriana Varejão com direito a instalação Azulejões: Suturas, fissuras, ruínas. Esta é a mostra mais abrangente já realizada sobre o trabalho da artista carioca.  São […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 04 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Pinacoteca apresenta maior exposição de Adriana Varejão, com direito à instalação Azulejões

Celacanto Provoca Maremoto (2008) de Adriana Varejão (Foto: Instagram / Reprodução)

Ainda não tem planos para o fim de semana? Hoje, tenho uma sugestão de programa para toda a família! A Pinacoteca de São Paulo está com uma exposição panorâmica incrível chamada Adriana Varejão com direito a instalação Azulejões: Suturas, fissuras, ruínas. Esta é a mostra mais abrangente já realizada sobre o trabalho da artista carioca. 

São  mais de 60 obras, que abrangem seu trabalho de 1985 até 2022, muitas delas com pouca ou quase nenhuma visibilidade no Brasil, pois foram enviadas para fora logo após a sua criação. É o caso de Azulejos (1988), primeiro trabalho em que Varejão usa como referência um painel de azulejaria portuguesa, encontrado no claustro do Convento de São Francisco, em Salvador.

Pinacoteca apresenta maior exposição de Adriana Varejão, com direito à instalação Azulejões

Tela Azulejos (1988) de Adriana Varejão (Foto: Vicente de Mello / Divulgação)

A tela, que há anos pertence a uma coleção permanente europeia, antecede os seus famosos azulejos que se tornaram um fio condutor para tantas outras peças de Varejão, e um dos motivos para esta ser uma das minhas artistas favoritas! 

CONFIRA: COMO ESCOLHER A MOLDURA CORRETA PARA OBRAS DE ARTE

Neste assunto, não sou nada imparcial, mas suas pinturas influenciadas pela azulejaria portuguesa são tão famosas que mereceram toda uma sala da exposição dedicada a elas: são 27 telas, de 100 x 100 cm, na instalação Azulejões. Além desta sala, o conjunto de sua obra ocupa outras seis salas da Pinacoteca e Octógono. 

A artista Adriana Varejão reencontrou sua obra Azulejos (1988) após 32 anos (Foto: Instagram / Reprodução)

 

Esta é uma oportunidade incrível para quem deseja conhecer a fundo o trabalho de uma das artistas mais importantes de sua geração, com obras expostas no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museum of Modern Art de Nova York e o Hara Museum of Contemporary Art, de Tóquio. Confira a seguir as principais informações! 

 

SERVIÇO

Data: 26/03 a 01/08

Horário de funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 18h

Endereço: Praça da Luz 2, São Paulo, SP, 1º andar e Octógono

Ingressos: Disponíveis no site da Pinacoteca, por R$ 20 (inteira). Gratuito para crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos. Aos sábados, gratuito para todas as pessoas.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 04 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais