Ainda não tem planos para o fim de semana? Hoje, tenho uma sugestão de programa para toda a família! A Pinacoteca de São Paulo está com uma exposição panorâmica incrível chamada Adriana Varejão com direito a instalação Azulejões: Suturas, fissuras, ruínas. Esta é a mostra mais abrangente já realizada sobre o trabalho da artista carioca.
São mais de 60 obras, que abrangem seu trabalho de 1985 até 2022, muitas delas com pouca ou quase nenhuma visibilidade no Brasil, pois foram enviadas para fora logo após a sua criação. É o caso de Azulejos (1988), primeiro trabalho em que Varejão usa como referência um painel de azulejaria portuguesa, encontrado no claustro do Convento de São Francisco, em Salvador.
A tela, que há anos pertence a uma coleção permanente europeia, antecede os seus famosos azulejos que se tornaram um fio condutor para tantas outras peças de Varejão, e um dos motivos para esta ser uma das minhas artistas favoritas!
CONFIRA: COMO ESCOLHER A MOLDURA CORRETA PARA OBRAS DE ARTE
Neste assunto, não sou nada imparcial, mas suas pinturas influenciadas pela azulejaria portuguesa são tão famosas que mereceram toda uma sala da exposição dedicada a elas: são 27 telas, de 100 x 100 cm, na instalação Azulejões. Além desta sala, o conjunto de sua obra ocupa outras seis salas da Pinacoteca e Octógono.
Esta é uma oportunidade incrível para quem deseja conhecer a fundo o trabalho de uma das artistas mais importantes de sua geração, com obras expostas no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museum of Modern Art de Nova York e o Hara Museum of Contemporary Art, de Tóquio. Confira a seguir as principais informações!
SERVIÇO
Data: 26/03 a 01/08
Horário de funcionamento: De quarta a segunda, das 10h às 18h
Endereço: Praça da Luz 2, São Paulo, SP, 1º andar e Octógono
Ingressos: Disponíveis no site da Pinacoteca, por R$ 20 (inteira). Gratuito para crianças até 10 anos e pessoas acima de 60 anos. Aos sábados, gratuito para todas as pessoas.