Confira 10 ambientes da Casacor Rio 2022 para se inspirar
Estreando o circuito de mostras da Casacor em 2022, é isso que eu chamo de começar com o pé-direito! A 31ª edição da CASACOR tem dado o que falar e não é para menos: são 45 ambientes impecáveis, que entregam o melhor da arquitetura, design de interiores, arte e paisagismo. Confesso que foi difícil escolher só dez favoritos!
Organizada na Residência Brando Barbosa, assim como em 2021, a mostra Casacor Rio está aberta ao público até dia 26 de junho. Dentro do tema “Infinito Particular“, esta edição dá ainda mais ênfase à área externa da casa – em especial, ao jardim. Você vai perceber que dos 45 ambientes, apenas 22 estão localizados dentro da casa principal.
Confira a seguir os meus destaques da Casacor Rio 2022!
SPA DECA, por Diego Raposo e Manuela Simas
Tudo inspira calma e relaxamento no SPA DECA, um ambiente que emerge dos jardins da Casacor Rio, dedicado exclusivamente ao bem-estar e às memórias sensoriais. Ambientes fluidos, sem muitas divisões, e o uso de materiais naturais trazem o mood casual-chic que a gente ama para o projeto, destacando os lançamentos da marca, desenhados por Arthur Casas.
Em composição fluida, com divisões pontuais em madeira e linho, quatro espaços acolhem e celebram a integração com a natureza: a área de descompressão, que dá boas vindas aos visitantes; a área de banho, com uma nova proposta de autocuidado; o Hamman, um local de renovação que concentra uma sauna e duchas de mão; e o Skin Care, para elevar o autocuidado a uma nova potência.
CONFIRA: INFINITO PARTICULAR: TEMA DA 35ª EDIÇÃO DA CASACOR
Living da Fonte, por Paola Ribeiro
Sem dúvida, um dos meus favoritos, amo a paleta de cores deste projeto. O ambiente foi pensado para abrigar encontros, refeições, momentos de leitura, descanso e lazer, e segue as cores originais da sala. O teto trabalhado com molduras e sancas é um destaque à parte.
O tom ciano compõe perfeitamente com painéis, treliças e tapetes, mas a arquiteta também trouxe muito branco nos tecidos, móveis e objetos de estilo contemporâneo, como a estante de Naoto Fukasawa.
No Pátio da Fonte, logo à frente, foi usado mobiliário de área externa e construído um pergolado, em harmonia com a arquitetura da casa, que deixou o ambiente ainda mais acolhedor, com um grande tapete. Os jardins também ganharam um tratamento especial da paisagista Anna Luiza Rothier.
Refúgio Urbano, por UP3 Arquitetura
Uma varanda sensorial que nos leva para longe do caos urbano. Ali, até o cheiro é único e exclusivo, criando uma atmosfera de paz e tranquilidade. O grande destaque é o teto em muxarabi, que cria um lindo jogo de luzes e sombras. Formas orgânicas, paleta de tons terrosos, elementos naturais e a presença maciça do verde lembram que esta mostra é carioca, sim!
Expo, Cristiana e Mariana Mascarenhas
Com inúmeros trabalhos criados exclusivamente para a CASACOR, como o próprio nome já diz, Expo é um espaço expositivo informal, pensado para que os artistas em residência possam reunir suas obras, produzir e trocar ideias.
O espaço traça um paralelo com o Parque Lage e traz diversas obras, assinadas por Rubem Gerchman, Daniel Lannes, Herbert Sobral, Mulambo e Geleia, por exemplo. Mas o que realmente chamou minha atenção foi a combinação do piso e da escada super clássicos com o arco em azulejo português e as obras contemporâneas coloridas.
Casa Migrante, por João Panaggio
Se eu pudesse escolher apenas um ambiente para morar, seria este! Na praia, no campo ou num recanto da cidade, a Casa Migrante dá aquela sensação de que poderia estar em qualquer lugar. Sua arquitetura é marcante – um tanto modernista –, com estrutura metálica revestida externamente em pedra e um amplo espaço interno quase sem divisões. Ali, se destacam o painel em madeira trançada, que separa áreas íntima e social, e uma enorme claraboia no quarto que transforma em quadro vivo a luz do dia e da noite.
Espaço Figueira, por Erick Figueira de Mello
Dá para acreditar que um dia este espaço foi a garagem e a área de serviço da Residência Brando Barbosa? Pelas mãos de Erick Figueira de Mello, hoje, ele abriga o complexo gastronômico do evento.
Para contemplar diferentes propostas, com restaurante, wine bar, salad bar e pizzaria, neste ambiente da Casacor Rio o arquiteto apostou na brasilidade de materiais clássicos e atemporais: vime, palha, cestaria brasileira, faux bambu, ladrilhos hidráulicos. Muitos deles criados exclusivamente pelo arquiteto para a mostra e usados com muita harmonia e charme.
Café da Casa, por Vivian Reimers
Mas se a ideia é só parar para um cafézinho, o projeto de Vivian Reimers entrega tudo! Afinal, tem ambiente mais propício para um cafezinho que a cozinha? Pois foi justamente ali, no coração da casa, que foi instalado o Café.
O mobiliário privilegia o encontro, com mesas de uso coletivo, e a praticidade, com uma marcenaria inteligente. O papel de parede com padrão de folhagens traz o verde para o interior. E, no lado externo, um deck estende o Café para o jardim ampliando seu uso. Destaque para o mural da artista Dominique Jardy na fachada que completa o visual tropical-carioca.
Casa dos aromas, por Rafael Mirza
Um espaço para aguçar os sentidos na Casacor Rio. Atraindo todos os olhares, a estante principal estimula a visão; a playlist com clássicos da bossa nova convida à permanência; as texturas provocam o toque – que aqui é mais que permitido; assim como as essências, expostas como pequenas joias em cúpulas de vidro, despertam o olfato.
Tudo isso em um ambiente aberto para o jardim que privilegia elementos naturais como pedra, madeira e mármore e traz ainda um pequeno estar com mobiliário contemporâneo e aconchegante.
Sala de Reunião e Galeria Brando Barbosa, por Ricardo Melo e Rodrigo Passos
O antigo se mistura ao novo nesta antiga Sala de Banho da residência. A banheira de mármore que pertenceu à Imperatriz Teresa Cristina permanece, mas se torna suporte para uma coleção de opalinas. Enquanto o closet de Odaléa vira vitrine para expor peças do acervo da Residência.
Um projeto com olhar contemporâneo, que traz materiais naturais como pedra e madeira e pouco mobiliário, com muito respeito à arquitetura original. Nas paredes, a cor Escrita Antiga, da Coral, segue o mesmo tom de azul dos vitrais da casa.
Hall e Lavabo, Manuela Santos e Paula Scholte
Nessas mostras, sempre considero um desafio à parte trabalhar banheiros e lavabos. Manuela Santos e Paula Scholte fizeram um ótimo trabalho em enquadrar a natureza, que ganha ainda mais destaque ao tirar o espelho de cena e convidar o visitante à contemplação.
Instalações de jovens artistas contemporâneos contrastam com a arquitetura clássica e original da casa, que é extremamente marcante nesses dois ambientes, com seu teto decorado, vitrais, esquadrias e azulejos portugueses, provocando o olhar e a reflexão.