Lean Tile: parceria de sucesso entre Eliane Tec e Gafisa

Em poucos dias será inaugurado o empreendimento da Gafisa – Moov Parque Maia, um edifício com 491 apartamentos de 58 e 75 m2, em duas torres residenciais de 21 pavimentos, em Guarulhos, na grande São Paulo. No 1º trimestre de 2022, está prevista a finalização de outras duas obras da empresa: Moov Belém e Scena […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Em poucos dias será inaugurado o empreendimento da Gafisa – Moov Parque Maia, um edifício com 491 apartamentos de 58 e 75 m2, em duas torres residenciais de 21 pavimentos, em Guarulhos, na grande São Paulo. No 1º trimestre de 2022, está prevista a finalização de outras duas obras da empresa: Moov Belém e Scena Tatuapé, ambas na cidade de São Paulo. O que esses três empreendimentos têm em comum é um fator especial, que vai além das tradicionais entregas da Eliane Tec em parceria com a Gafisa. Eles foram construídos a partir de um planejamento que otimiza processos, materiais, custos e tempo de obra, o Lean Tile.

Area externa do condomínio com canteiros com gamado e plantas.

Foi justamente dessa parceria entre Eliane Tec e Gafisa que nasceu o Lean Tile em 2017, quando surgiu a necessidade de execução de obras cada vez mais limpas, eficientes, sustentáveis e organizadas. O nome surgiu dos conceitos Lean Construction e Ceramic Tile, em tradução livre, uma construção enxuta com uso de revestimentos cerâmicos. A construtora foi a primeira parceira da Eliane Tec na utilização desse sistema inovador e, desde então, quatro obras já foram entregues e outras três estão em andamento.

CONFIRA: ELIANE REVESTIMENTOS RECEBE O PRÊMIO MELHOR PRODUTO DO ANO PELA REVISTA REVENDA

Ao todo, serão mais de 140 mil m² instalados, que foram paginados e quantificados com projeto executivo individual para cada ambiente, cargas programadas por pavimentos, controle de qualidade de assentamento e mapeamento de tonalidades e reservas técnicas. 

“Essa é uma parceria relevante para a Gafisa, que entrega solução inovadora nas nossas obras, refletindo na entrega de um produto com alta qualidade para os nossos clientes. Além disso, parcerias como essa reforçam também o compromisso da Gafisa com a sua política e práticas ESG”, Fábio Luis, diretor de engenharia da Gafisa.

Entendendo o Lean Tile

O Lean Tile é exclusividade da Eliane no mercado. Um modelo de negócio atrativo, estruturado em três pontos principais: o projeto, a operação logística e a instalação. O sistema tem como grande diferencial a otimização dos processos desde o projeto executivo à entrega da obra.

O planejamento é o segredo do sucesso. A ele é dedicada a maior parte do tempo, o que trará um resultado mais satisfatório e uma entrega diferenciada. A partir do recebimento do projeto, uma equipe especializada estabelece um cronograma de execuções detalhando cada etapa da obra, avaliando quantitativos, paginação e perdas, para evitar desperdícios.

Os pallets de cada pavimento são montados ainda na fábrica, após o planejamento de produção e programação de acordo com o projeto executivo, em um sistema organizado, otimizando recursos, mão de obra e tempo. Dessa forma, tanto especificação quanto quantificação dos produtos são mais assertivas, agilizando os prazos e gerando economia para o cliente e para a indústria.

Area externa com duas piscinas em ambiente aberto

Os revestimentos são enviados em pallets diretamente para o local específico, através de um mapeamento de instalação. Já na obra, a estrutura de pallet é içada até o ambiente correto e o revestimento é instalado e assentado sob acompanhamento técnico da Eliane Tec, resultando em uma entrega eficiente e qualificada.

Mais que um serviço altamente especializado, o Lean Tile é um conceito; exige gestão inteligente, logística, organização e eficiência também do cliente, por isso, os projetos passam por consulta e avaliação da Eliane Tec. Um projeto de sucesso que já nasceu alinhado com a missão vanguardista da Eliane: desenvolver, incentivar e promover o uso de novas soluções integradas, inovadoras e atualizadas com as demandas do mercado.

Vista de cima das áreas externas do condomínio

“Além de todas as vantagens que o Lean Tile oferece na obra, esse é um modelo de negócio que eleva o conceito de construção enxuta a um outro patamar. Através de um gerenciamento e acompanhamento de alta qualidade do processo, a sustentabilidade é uma realidade na execução da obra desde o projeto executivo até o pós-instalação. Muito mais que especificar de forma assertiva e assentar de forma a reduzir a geração de resíduos, todo material que tradicionalmente sobra em um canteiro de obra é reaproveitado com o modelo Lean Tile, como as embalagens dos revestimentos e argamassas. Tudo é recolhido por uma empresa especializada em logística reversa que dá a correta destinação final aos materiais, comprovando nossa dedicação e compromisso com o meio ambiente”, Karina Campos, gerente da Eliane Tec.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 26 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais