Em sua 10ª participação, o arquiteto traz o ar requintado do inverno em Hamptons para o espaço que será operado pelo Badebec
São Paulo, maio de 2019 – Para a 33ª Edição da CASACOR São Paulo – reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, o arquiteto Gustavo Paschoalim assina o elegante Living do Restaurante, que será o ponto de encontro dos frequentadores do conceituado restaurante paulistano Badebec. A mostra acontece no Jockey Clube de São Paulo, de 28 de maio a 04 de agosto de 2019.
Com 600 m², o espaço conta com três ambientes: living, lounge do restaurante e o salão principal. “A principal inspiração para este projeto foi usar a arquitetura das residências da região dos Hamptons com o estilo de vida cosmopolita de Manhattan, ambas nos Estados Unidos. É um mix de estilos entre o contemporâneo e o clássico”, explica o arquiteto.
A ideia é que ao entrar neste luxuoso ambiente o visitante já se sinta
confortável e em casa, sendo recepcionado por um aconchegante hall e um divino living clássico, que foi
todo revestido com tijolos na cor branca, que transmite paz e possibilita uma
base neutra para compor com os estilos, e com lambri, que traz aconchego e
sofisticação. A lareira em Calacatta, um material luxuoso e que traz
sofisticação, desenhada por Paschoalim, tem design inspirado no século 19 e foi
executada em Dekton – material tecnológico resistente ao
calor. O sofá Andaluz da grife Dunelli, na cor off-white, em
sarja, envolve todo o espaço, criando um clima perfeito para quem deseja
receber os convidados com luxo e, ao mesmo tempo, muito conforto. O tapete liso
no tom vermelho super elegante, da by Kamy, dá um toque de cor ao ambiente. A
composição entre as persianas romana da Amorim
Cortinas, que tem um design arrojado, com as cortinas da Ecosimple é a
aposta ideal para ambientes sofisticados. Toda a produção e móveis soltos ficou
por conta de peças garimpadas no antiquário Arnaldo Danemberg.
LEIA MAIS: Urban Jungle: Conheça essa tendência para usar em seu projeto
À esquerda do hall temos o lounge do restaurante – um charmoso espaço que conta com um bar, onde os visitantes podem relaxar enquanto tomam um bom drink. Agradável, o espaço tem mobiliário criado pelo arquiteto e as cores preto e branco como as principais. As duas poltronas pretas em couro envelhecido que são elegantes fazem uma bela composição com o sofá de sarja off-white da Dunelli e com o tapete étnico P&B da by Kamy.
Como destaque do lounge, a cozinha em dourado, da linha Wave, é tendência na decoração e é uma expressão de senso de estilo. Seu design com formas limpas e desenho ergonômico foi desenvolvida pela empresa de móveis de alto padrão Ornare. “A cor e o design que escolhemos foi pensado justamente para trazer o luxo e o glamour nova iorquino à cozinha”, conta Gustavo Paschoalim. Já o bar, que servirá drinks enquanto o restaurante não estiver em funcionamento, tem uma imponente bancada em ilha feita também em Calacatta, da marca Dekton, trazendo claridade ao ambiente.
Com um estilo de decoração voltado para a agitada Nova Iorque, o salão principal, que acomoda 120 pessoas, é separado por uma imponente cortina, dando privacidade quando fechada e integrando os ambientes quando aberta. Ao centro, as bancadas em ilha, também em Calacatta, da marca Dekton, acomodam o buffet. Os sofás de veludo na cor laranja, que promove sensação de acolhimento e auxilia na boa digestão, são da loja Quaker Decor e adiciona brilho e evoca o perfume vintage. Mantas de jacquard, um tecido nobre e de processo complexo serão disponibilizadas para trazer maior conforto nos dias frios.
Em todo o espaço o teto terá revestimento acústico da linha Toccare, da
empresa Greenplac,
que possui textura de toque suave, remetendo à trama do tecido; e nas paredes
será aplicado a linha Revolution, da by Kamy, que possuem um ótimo isolamento
acústico e térmico, de fácil colocação e manutenção, em cima do lambri. Para o
piso, o revestimento escolhido foi a coleção Battuto, da Cerâmica Portinari,
que foi inspirado no Battuto Veneziano e traz a maravilhosa sensação das ruas
de Milão para o espaço.
Duas salas privativas no final do salão, que servem até 14 pessoas cada, foram feitas exclusivamente para receber grupos privativos. Também separadas por uma cortina, quando abertas tornam-se apenas uma. Com mobiliário contemporâneo e tapeçaria de Aubusson, da by Kamy, que possui desenhos geométricos clássicos e florais, com medalhões característicos da Renascença; a grande sacada deste ambiente é usar os dois estilos equilibrando-os em perfeita harmonia.
LEIA MAIS: 06 dicas para ter um projeto com Estilo Industrial em ambientes inspiradores
Muito elegante e sofisticada, assim como o tema proposto pelo arquiteto para o espaço, a louçaria e as peças em cerâmica que dão todo o charme são da Due Boutique.
Seguindo o tema da CASACOR 2019, Planeta Casa, Gustavo Paschoalim usou e abusou dos produtos da Ecosimple, que prezam pelo respeito à natureza, usando tecidos produzidos de fios e matérias-primas recicladas, reduzindo o impacto ao meio ambiente.
As fotos que dão muita personalidade aos ambientes são MBelfort e Gabriel Wickbold. A área externa, tanto na entrada quanto na lateral, tem toldos da Amorim Cortinas. O projeto luminotécnico, feito pela loja Luminata, prioriza o conforto dos ambientes.
O conceito da arte também está muito presente no ambiente do arquiteto. Serão expostas seis peças do artista João Rietmann, que fazem parte de uma coleção que conta com mais de 70 obras. Provenientes de um estudo físico, material e visual de uma ferramenta manual presente no cotidiano, o processo do trabalho em si se torna o conceito da série, onde cada peça apresenta o resultado dos diferentes raciocínios abordados nessa exploração.
As seis obras foram selecionadas por Paschoalim por serem uma harmonia
perfeita entre estética e o conceito que busca no ambiente: encontrar uma
elegância no rústico.
O gran finale fica por conta da agradável varanda de 100 m², que contará com paisagismo por Frederico Cançado Paisagismo e será a junção do simples e romântico de forma elegante. O jardim tem um conceito provençal, conhecido como “shabby chic” natural, com um desenho clássico, muito luxo nos materiais e riqueza na escolha das plantas. A intenção é cultivar o gosto por uma refeição ao ar livre acompanhada de pratos bem temperados e regados com um bom vinho, como se o tempo parasse naquele momento de paz.
Sobre o arquiteto
Arquiteto e Urbanista, Gustavo Paschoalim formou-se pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e especializou-se em Design de Interiores. Com 12 anos de experiência no mercado nacional e internacional, o arquiteto vive em constante atualização para trazer aos seus projetos sempre as principais tendências no segmento. Acumula em seu currículo a participação em nove edições da CASACOR, indo em 2019 para a décima. Priorizando sempre o bem-estar e o conforto de seus clientes, alinhado em soluções estéticas práticas e funcionais, Gustavo imprime sua personalidade em seus trabalhos nas áreas corporativa e residencial de alto padrão. Seu escritório, localizado no Alto da Lapa, realiza desde o projeto arquitetônico, a execução da obra, até o design de interiores.
Imagens do Living assinado por Gustavo Paschoalim :