Casa Cor 2019: Casa do Fauno by Léo Shehtman

São Paulo, maio de 2019 – Tradicional presença na mostra CASACOR SP, o arquiteto Léo Shehtman surpreende mais este ano com um espaço que conduz o visitante a uma verdadeira contemplação ao luxo, na 33ª edição da mostra que acontece de 28 de maio a 04 de agosto de 2019, no Jockey Clube de São […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 junho 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

São Paulo, maio de 2019 – Tradicional presença na mostra CASACOR SP, o arquiteto Léo Shehtman surpreende mais este ano com um espaço que conduz o visitante a uma verdadeira contemplação ao luxo, na 33ª edição da mostra que acontece de 28 de maio a 04 de agosto de 2019, no Jockey Clube de São Paulo

A casa de 144 m², que foi toda integrada, presta homenagem ao Fauno Barberini, figura proveniente da mitologia romana (apropriação do Sátiro, na versão grega). O Fauno é um ser híbrido entre humano e animal que seguia Baco, o Deus do vinho. Representado pela escultura de bronze, a releitura da peça original pertencente à galeria Hugo di Pace parece flutuar sobre o espelho d’agua. “A introdução dessa obra traz a ímpar atmosfera da antiguidade clássica em contraste com a contemporaneidade do projeto, exaltando a imortalidade da arte e da história”, destaca o arquiteto.

LEIA MAIS: Casa Cor 2019: Dolce Villa Todeschini by Debora Aguiar

Ao entrar no espaço, o visitante fica deslumbrado com o exótico Mármore Nacarado da fornecedora de altíssimo padrão Top Mármore, que reveste uma extensa parede e parece flutuar ao longo dos 18 metros de espelho d’água, criando um plano de fundo para todos os ambientes junto ao forro composto por uma trama com dois tons de madeira da Duratex, que remetem a um sutil efeito de luz e sombra. Esse elemento, produzido manualmente pela Raízes Móveis, prolonga-se sobre o espelho d’água em forma de pergolado, permitindo que a luz natural crie sombras graficamente exuberantes sobre a parede de mármore e o piso de porcelanato Cement Stone BK NAT, da Cerâmica Portinari, que foi fornecido pela Staccato Revestimentos.

Interagindo com a beleza, pureza e atemporalidade desses materiais, uma exclusiva gama de mobiliários – alguns desenhados pelo arquiteto e desenvolvidos pelas lojas Dunelli e Linee Design em Ferro – produz um contraponto com peças da Dpot de renomados designers brasileiros, como, por exemplo, a poltrona Katita de Sérgio Rodrigues, e também com peças cheias de histórias garimpadas pela Verniz e pelo antiquário Arnaldo Danemberg, dando continuidade ao contraste de estilo e tempo, tão presente em toda a proposta.

LEIA MAIS: Portinari Participa da Maior Mostra de Decoração, em São Paulo

Obras modernistas, tais como o Pavilhão de Barcelona projetado pelo arquiteto Mies van der Rohe em 1929, também serviram de inspiração para este projeto – uma forma de homenagear o centenário da escola Bauhaus.

A pureza formal presente na Casa do Fauno representa o cerne da concepção, tão intimamente ligada aos preceitos modernistas de simplicidade, unicidade e clareza. Um exemplo dessa fluidez é certamente o móvel híbrido desenhado por Léo e executado pela Dell Anno, que se coloca entre o living e a suíte, sem no entanto segregá-los por completo.

A sala de jantar é diretamente integrada com a cozinha, que basicamente é dividida em dois volumes de pedra escura, material que reveste todas as portas dos armários desenvolvidos também pela Dell Anno, criando essa unidade sóbria que mimetiza todos os eletrodomésticos da Elettromec, exceto o cooktop de indução e o que se deseja expor.

Sobre a mesa e a ilha, luminárias da Flos e Vistosi, ambas fornecidas pela Dimlux, disputam o protagonismo destes ambientes com o papel de parede da linha exclusiva Degradê, selecionada por Léo para Pormade.

Três grandes portas de vidro pivotantes da Cinex cumprem o papel de imponentes esculturas, que interrompem a fluidez do mármore refletido sobre a água, sem intimidar o senso de unidade da casa. O mesmo ocorre com as paredes revestidas de latão, material muito explorado em detalhes no design que aqui, utilizado em abundância, cria um limite visual elegante e tornando mais íntimos o dormitório e o banheiro logo ao fundo.

Uma casa pensada para um casal sem filhos, que ama celebrar a vida e a arte.

Arquiteto Léo Shehtman

Com mais de 35 anos de carreira, o premiado arquiteto Léo Shehtman possui projetos no Brasil e no exterior. Seu estilo arrojado e sofisticado, com toque de luxo e modernidade, faz do profissional um dos mais importantes e reconhecidos arquitetos do Brasil.

Diante do reconhecimento pelo trabalho, o profissional viaja pelo país como palestrante, abordando assuntos relacionados à arquitetura. Além disso, para sempre se atualizar, viaja constantemente às feiras de arquitetura e design a fim de acompanhar as novidades do setor.

IMAGENS DO PROJETO “CASA DO FAUNO”, A SEGUIR:

Casa Cor 2019: Casa do Fauno by Léo Shehtman Sala de estar com painel dourado, sofá estofado, mesinha de madeira, cachepô com plantas, poltrona Katita de Sérgio Rodrigues e tapete com estampa quadriculado e aparência desgastada.
Fotos: Denilson Machado
Casa Cor 2019: Casa do Fauno by Léo Shehtman. Sala de estar com painel dourado na parede do fundo, decoração contemporânea, tapete quadriculado desgastado, sofá com tom azul, poltrona Katita de Sérgio Rodrigues, prateleiras pretas suspensas na parede que se estendem por toda parede lateral e porcelanato sem brilho no piso.
Fotos: Denilson Machado
Casa Cor 2019: Casa do Fauno by Léo Shehtman O ambiente é um Living . Ao fundo mármore nacarado que reveste uma extensa parede, Três grandes portas de vidro pivotantes da Cinex, forro composto por uma trama com dois tons de madeira, sofá sofisticado, mesa de centro, esculturas e um móvel hibrido.
Fotos: Denilson Machado
Casa Cor 2019: Casa do Fauno by Léo Shehtman  Banheiro simplista e elegante. revestimento das paredes e pia com granito e porcelanato, lavabos metalicos e espelho grande.
Fotos: Denilson Machado.
Casa Cor 2019: Casa do Fauno by Léo Shehtman A sala de jantar é diretamente integrada com a cozinha, que basicamente é dividida em dois volumes de pedra escura, material que reveste todas as portas dos armários desenvolvidos também pela Dell Anno. Sobre a mesa e a ilha, luminárias da Flos e Vistosi e forro do teto composto por uma trama com dois tons de madeira.
Fotos: Denilson Machado
Living . Ao fundo mármore nacarado que reveste uma extensa parede, forro composto por uma trama com dois tons de madeira, sofá sofisticado, móvel hibrido de couro com um tecido cashmere em cima.
Fotos: Denilson Machado
 Visão ampla do mármore que reveste a extensa parede de 18 metros, que serve de plano de fundo para todos os ambientes. Ainda conta com um espelho d'água que da o efeito da parede de mármore estar flutuando. O forro de madeira permite entrada da luz solar.
Foto: Denilson Machado
Casa do Fauno by Léo Shehtman. CASACOR SP 2019. Quarto luxuoso e sofisticado. Paredes das laterais com painéis em tons dourados, painel do fundo de mármore, quadros, obras de arte, cama espaçosa e uma cadeira.
Foto: Denilson Machado
Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 junho 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais