Conheça a história do famoso subway tiles, o azulejo do metrô

Você já ouviu falar em subway tiles? Esse revestimento conhecido como azulejo do metrô aqui no Brasil, é um ladrilho retangular utilizado para revestir paredes de diversos ambientes como a cozinha, banheiro, lavanderia, áreas externas e muitas outras.  CONFIRA: 45 INSPIRAÇÕES PARA USAR O SUBWAY TILES, O AZULEJO DO METRÔ Geralmente usado na cor branca, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 março 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Pia de cozinha com bancada branca, parede da pia com azulejo subway tiles branco e nichos com objetos de cozinha

Você já ouviu falar em subway tiles? Esse revestimento conhecido como azulejo do metrô aqui no Brasil, é um ladrilho retangular utilizado para revestir paredes de diversos ambientes como a cozinha, banheiro, lavanderia, áreas externas e muitas outras. 

CONFIRA: 45 INSPIRAÇÕES PARA USAR O SUBWAY TILES, O AZULEJO DO METRÔ

Geralmente usado na cor branca, o azulejo do metrô proporciona ao ambiente um estilo retrô, dependendo da decoração escolhida. Muito charmoso, o revestimento traz ao ambiente também um aspecto clean e contemporâneo. 

Banheiro com meia parede revestida de azulejo subway tiles branco em formato zig zag e outra metade pintada de verde, prateleiras de madeira, gabinete verde e pia em tom neutro com torneira preta.
É possível inserir o revestimento de diversas formas, dando um toque especial na decoração do ambiente. 
Foto: Pinterest
Cozinha com meia parede inferior da pia revestida de azulejo subway tiles branco e outra metade de revestimento de madeira branco, armários brancos com cuba e eletrodomésticos de inox e luminária pendente preta.
Uma ótima opção é inserir o subway tiles no frontão da cozinha, por ser um revestimento que remete a limpeza ao ambiente.
 Foto: Pinterest

Os azulejos do metrô, também são encontrados no mercado em várias cores e podem ser aplicados de diversas formas. Além de muito versáteis, eles também possuem uma aplicação e manutenção simples e um ótimo custo-benefício.

Banheiro com bancada da pia de porcelanato marmorizado branco, cuba e acessórios pretos, parede de fundo com azulejo subway tiles rosa e espelho
Os subway tiles na cor rosa proporcionam uma decoração delicada e trazem estilo ao ambiente. 
Foto: Pinterest
Ambiente com parede principal revestida de azulejo subway tiles azul, móvel com banco e sapateira branco, piso de madeira e janela e porta branca.
Além de maravilhoso, o revestimento proporciona um ambiente acolhedor. Nesse projeto, a escolha foi de tons azuis para compor a parede da entrada principal. 
Foto: Pinterest 
Banheiro com azulejo subway tiles preto na area do box e piso hexagonal em formato pequeno preto por todo banheiro, demais paredes e pia brancas e espelho redondo com moldura preta.
Banheiro com subway tiles preto revestindo as paredes do box. 
Foto: Pinterest

Mas, onde surgiu esse revestimento tão queridinho no universo da arquitetura? Você conhece a história do azulejo do metrô?

Criado em 1904, no início do século XX, pelos designers George C. Heins e Christopher Grant La Farge, o revestimento foi inserido em todas as paredes da primeira estação de metrô de Nova York, por esse motivo foi batizado por subway tiles, que traduzido literalmente para o português, é azulejo do metrô.

Primeira estação de metro de Nova York com subway tiles nos tetos e paredes.

Os designers criaram um padrão de retângulos de 8cm x 22cm para revestir a primeira estação de metrô. O intuito era inserir um revestimento que refletisse a luz para iluminar os ambientes subterrâneos, além de ser um azulejo que não mancha com facilidade, possuindo uma facilidade na hora de limpar, garantindo estações limpas.

Com o passar do tempo, foram surgindo outras medidas, formatos e opções de cores para o revestimento, ganhando um espaço enorme no mercado. Hoje, eles são escolhidos para revestir diversos ambientes em um estilo industrial. 

Cozinha em estilo industrial com armário azul com bancada branca, parede de fundo com meia parede inferior revestida de azulejo do metro branco e outra metade pintada de verde com prateleiras de madeira com objetos decorativos e piso de cera.
Cozinha em estilo industrial com subway tiles branco, dando um contraste na decoração.
Foto: Pinterest 
Area do box de banheiro com azulejo subway tiles branco nas paredes e piso hexagonal em formato pequeno em tons claros e chuveiro dourado
Subway tiles revestindo toda parede do box do banheiro com estilo industrial.
Foto: Pinterest
cozinha com armários brancos, bancada da pia amadeirada com eletrodomésticos de inox, luminária pendente cinza e azulejo subway tiles rosa na parede da pia
Projeto com subway tiles na cor rose para revestir o frontão da cozinha. 
Foto: Pinterest

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 março 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais